Matemática

Matemática do Lat. mathematica < Gr. mathematiké, ciência das grandezas s. f., ciência que tem por objecto de estudo as relações entre os números, as formas, as grandezas e as operações; (no pl. ) conjunto de ciências em que intervêm as teorias dos números. -s aplicadas: as que consideram as grandezas em determinados corpos ou assuntos; -s mistas: as que consideram as propriedades da grandeza em certos corpos ou fenómenos particulares, como a Astronomia e a Mecânica; -s puras: as que estudam as propriedades da grandeza em abstracto como a Geometria e a Álgebra. (Fonte: Dicionário universal Texto editores)

domingo, 28 de janeiro de 2007

Como pôr a mesa para os colegas da Ana?

A Ana está a organizar um almoço com todos os seus colegas. O problema é que há diversas zangas entre os seus colegas. De facto,
A Ana está zangada com a Sofia;
A Sofia está zangada com o Pedro;
O Pedro está zangado com o Miguel;
O Miguel está zangado com a Inês;
A Inês está zangada com a Ana.
Será que a Ana vai conseguir organizar a mesa para o almoço, sem que colegas zangados fiquem lado a lado?
Experimenta organizar a mesa da Ana com os teus amigos. Basta cada um identificar-se com a Ana, a Sofia, o Pedro, o Miguel ou a Inês.
Conseguiste?

segunda-feira, 22 de janeiro de 2007

Muitas fatias e poucos cortes!

Um grupo de amigos foi passar uma semana nas montanhas. Era um grupo constituído por onze rapazes amigos: o Carlos, o J.Carlos, o J.Filipe, o Paulo, o Miguel, o Nelson, o Francisco, o Hugo, o Manel, o J.Pedro e o Rafael. Para dormir, levaram uma tenda muito grande onde cabiam todos.
No terceiro dia, ao fim da tarde, encontraram um grande castelo que parecia desabitado, e, fartos de dormir na tenda, resolveram pernoitar lá dentro.
Qual não foi a sua surpresa quando na manhã seguinte acordaram acorrentados nas prisões do castelo! Afinal o castelo pertencia a um gigante muito mau, que tencionava mantê-los presos para o ajudarem a cultivar as suas terras.
No final do dia, o gigante trouxe-lhes um grande javali assado, para eles se alimentarem... e ficarem mais fortes.
Na manhã seguinte, o gigante trouxe-lhes, para o pequeno-almoço, uma tarte de javali feita com os restos da véspera.
O Carlos era o mais esperto de todos. Aproveitou a oferta da tarte para fazer a seguinte proposta ao gigante:
- Deixa-nos a nós cortar a tarte. Faremos apenas quatro cortes na tarte. Deixarás ir embora os que comerem uma fatia; ficarás com os que não tiverem direito a fatia.
O gigante pensou um pouco e fez as suas contas. Era boa ideia deixar alguns regressar a casa para que se soubesse como ele era mau e poderoso. Por outro lado...
Um corte divide a tarte em duas fatias.
Dois cortes dividem a tarte em quatro fatias.
Três cortes dividem a tarte em seis fatias.
Quatro cortes dividem a tarte em oito fatias.
Pelas suas contas, quatro cortes na tarte dão oito fatias. Ora, ficar com três dos rapazes, e deixar partir os outros oito, pareceu-lhe um bom negócio. Aceitou imediatamente a oferta.
Os amigos do Carlos olharam para o amigo em desespero. Então ele ia entregar alguns deles ao gigante?!
A verdade é que, para espanto dos seus amigos, o Carlos pegou na faca, deu quatro cortes na tarte e obteve mesmo onze fatias!
E o gigante, que apesar de mau, era um homem de palavra, teve que os deixar ir todos embora...
E tu? Será que consegues cortar a tarte em onze fatias fazendo apenas quatro cortes?

quarta-feira, 10 de janeiro de 2007

As Suas Ideias!

Bem-vindo ao nosso blog, se acha que falta algo que tenha a ver com Matemática post aqui!