Matemática

Matemática do Lat. mathematica < Gr. mathematiké, ciência das grandezas s. f., ciência que tem por objecto de estudo as relações entre os números, as formas, as grandezas e as operações; (no pl. ) conjunto de ciências em que intervêm as teorias dos números. -s aplicadas: as que consideram as grandezas em determinados corpos ou assuntos; -s mistas: as que consideram as propriedades da grandeza em certos corpos ou fenómenos particulares, como a Astronomia e a Mecânica; -s puras: as que estudam as propriedades da grandeza em abstracto como a Geometria e a Álgebra. (Fonte: Dicionário universal Texto editores)

domingo, 4 de fevereiro de 2007

Introdução sobre a origem dos números

Já usas-te muitas vezes os números, mas será que já paraste para pensar sobre:

a.O modo como surgiram os números?

b. Como foram as primeiras formas de contagem?

c. Como os números foram criados, ou, será que eles sempre existiram?

Para descobrires sobre a origem dos números, precisamos estudar um pouco da história humana e entender os motivos religiosos desses criadores. Na verdade, desconhecemos qualquer outro motivo que tenha gerado os números.

Os historiadores são auxiliados por diversas descobertas, como o estudo das ruínas de antigas civilizações, estudos de fósseis, o estudo da linguagem escrita e a avaliação do comportamento de diversos grupos étnicos desde o princípio dos tempos.

Olhando ao redor, observamos a grande presença dos números.

Quanto mais voltarmos na história, veremos que menor é a presença dos números.

Sem comentários: